Setembro 30 2007

     

 

 

 

      Andava nestes dias a vaguear pelo mundo virtual da internet, quando me deu na realgana visitar o site do grande comentador de futebol Luís Freitas Lobo. Deparei-me com uma parte do site que referia as consequências da Lei de Bosman no futebol, quer fora como dentro das quatro linhas.

      Esta lei de Bosman, criada em Dezembro de 1995, veio mudar completamente a política financeira dos clubes europeus, ou melhor dizendo, veio acentuar cada vez mais a diferença entre aqueles clubes portadores do capital finaceiro e aqueles que, pura e simplesmente, não o possuem. Com esta lei (resultante das limitações que estavam inerentes á transferência do jogador belga Jean Marc Bosman para um clube francês) foi possível que os jogadores pertencentes á União Europeia se movimentassem mais livermente, e consequentemente uma maior e mais facilitada circulação do dinheiro resultantes dessas mesmas negociações. O que me parece injusto, de facto, esta lógica egoísta típica do Velho Continente, em conservar, não só a vida política limitada aos países pertencentes á União Europeia, como também agora, conservar a política desportiva e limitá-la á facilidade na transferência de jogadores europeus contrariamente á facilidade na transferência dos jogadores provenientes dos outros continentes, contribuindo para a transformação de um verdadeiro império europeu. E todos nós sabemos as vedetas e os craques provenientes do Brasil e da Argentina, só para citar dois exemplos.

       Uma outra consequência desta lei é a possibilidade dos grandes gigantes europeus poderem livremente contratar, a custo zero, um jogador promissor que jogue numa equipa pequena, para posteriormente o vender por "rios de dinheiro"; não me parece justo nem digno de um desporto bonito como é o futebol (só dentro das quatro linhas, atenção!).

       Finalmente, por tudo isto que acabo de referir sou manifestamente contra a lei de Bosman. Não só promove e acentua a discrepância entre os clubes ricos e pobres, como também promove, através de um acto de xenofobia pura, a segregação de jogadores de outros continentes, através de uma lógica de poderio ímperial.

    

publicado por Simao_psi às 13:11

Meu caro, a Lei Bosman foi uma das melhores (ou se nao mesmo a melhor) medida adoptada pelo futebol europeu de forma a salvaguardar os direitos dos futebolistas. No entanto, esta lei têm revelado algumas equipas que sabem magistralmente contornar as lacunas dessa Lei (uma das que melhores faz isto é o Sporting CP) e outras equipas que de facto sao um desastre e refugiam-se numa Lei que progressivamente está a dar cabo da formaçao de jogadores (o exemplo mais flagrante é o Arsenal). Senao vejamos, o Arsenal de wenger teve a lata se entrar em campo sem qualquer ingles na equipa titular (6 franceses, 3 espanhóis, 2 holandeses, 1 camaronês, 1 marfinense, 1 brasileiro e 1 suiço; a globalização do futebol no seu melhor). A lei Bosman é vista como a principal causa da situação actual, já que se torna mais barato a importação de jogadores em final de contrato do que a aposta nos jogadores formados nas academias dos clubes. Estes últimos experienciam dificuldades em singrar nas formações principais sendo usualmente emprestados a clubes de divisões inferiores colocando em risco o seu desenvolvimento como jogadores de topo. Mas, felizmente ainda existem clubes como o Sporting que manda a Lei Bosman para as ortigas e na época passada entrava em campo com 7 jogadores formados no clube (Moutinho, Veloso, Yannick, Nani, Caneira, Rui Patricio e Tonel). No entanto, ao abrigo da mesma Lei o SCP vê-se albarroado por propostas de clubes milionários por esses mesmo jogadores e aí o capital pesa a favor dos clubes ingleses! Enquanto se permitirem tipos no futebol como Abramovich, Berlusconi, Glazzer, ou o dono do Arsenal que agora nao me lembro do nome dele, o desporto mais bonito do mundo será controlado por petrodolares!
daniel r. a 30 de Setembro de 2007 às 14:38

Começas por dizer inicialmente que a lei de Bosman é das melhores medidas adoptadas pelo futebol europeu e depois o resto do teu comentário consiste em dar nas orelhas a essa mesma lei... pressuponho que estejas a ser irónico na primeira parte do comentário ;)

Grande abraço, e obrigado pelo teu comentário
Simao_psi a 30 de Setembro de 2007 às 16:00

mais sobre mim
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
28
29



pesquisar
 
blogs SAPO