Agosto 18 2007

 

 

 

É claro que para os principais opositores a esta noção social, tal ideia é logo classificada por estes como impossível, utópica. Argumentam a necessidade desmedida de um sistema económico em que a classe capitalista é detentora do poder investidor e que seja ela a geradora de riqueza, do emprego para o povo e da prosperidade.

 

Esta noção é, quanto a mim, tão absurda quanto tecnocrata.

É necessário entender a defesa de um dado regime, seja ele comunista ou capitalista (para utilizar a terminologia proveniente da Guerra Fria), como sendo produto imediato da Teoria das Representações Sociais, segundo a qual existe a tendência para as classes sociais atribuirem as causas e respectivas consequências de um dado acontecimento a algo que não seja da sua directa responsabilidade.

 

Assim, parece lógico que a classe operária defenda o comunismo e a classe patronal o capitalismo (salvo algumas excepções, que nos tempos actuais não são tão raras quanto isso).

 

Na minha opinião, a sociedade sem classes é apenas a meta. Quer seja atingida ou não, pouco importa. Não é a demanda do absoluto que caracteriza o pensamento e a acção humana? Poderia referir aqui a temática pessoana sobre os mecanismos que regem a mente humana, mas não o farei porque não é esse o principal objectivo deste meu escrito.

 

Apenas é importante referir que o que caracteriza a alma humana é sempre a sede de absoluto apesar de sermos "um mar de sargaço". E é nesta sede de absoluto que se encaixa a teoria Marxista da sociedade sem Classes!

 

Com a emergência da luta pela teoria Marxista vão-se alcançando importantíssimos avanços sociais, capaz de igualar (ou tender a igualar) os diferentes estratos sociais que tanto contribuem para a injustiça e a desigualdade entre as sociedades.

 

A desistência não deve entrar no vocabulário de um Marxista!

 

A luta de classes é totalmente passível de ser aplicada na sociedade portuguesa contemporânea e essa luta se crescer irá desaguar, indubitavelmente, na tão ambicionada sociedades sem classes.

publicado por Simao_psi às 12:25

Não duvido das boas intenções de uma sociedade equitativa e justa para todos. Agora a questão que me faz duvidar, é que á na história, em algumas situações houve pessoas que tentaram recorrer aos princípios marxistas, e qual foi o resultado? A utopia não advém unicamente da falta de vontade, mas da prova ao longo da história, que nunca pessoas que apregoavam esse tipo de princípios se restringiam a eles. Por isso, considero uma utopia.
Anónimo a 19 de Agosto de 2007 às 12:17

sociedade sem classes? mais que utopia é inocência.
então aquele que se esfola a trabalhar nãp terá direito a receber mais do que o indulgente?
essa sociedade tao proclamada justa, seria na verdade uma tremenda injustiça e uma tentação dictatorial, igual à que assistimos nos países comunistas por esse mundo fora.
Assumo-me igualmente de esquerda, mas a idea de Portugal como a Cuba da Europa não é agradavel a ninguem com dois dedos de testa. Acima de tudo viva a liberdade.
Ah e o sr comunista do scp n tem mt coerencia, caso n saiba o sporting é um clube elitista desde a sua fundaçao ;)
Anónimo a 21 de Agosto de 2007 às 14:25

Em primeiro lugar obrigado pelo comentário.
De facto, o comunismo é uma ideia que assusta. Os grandes capitalistas têmem que tal ideal se concretize: seria o seu fim imediato.
Compete ao Homem procurar sempre mais e melhor, e na minha opinião uma sociedade sem classes é possível e é a melhor resolução para os problemas e as injustiças sociais.
Pela forma que escreveu, arrisco em dizer que deve ser mais um socialista. Mais um que assiste passivamente ás políticas de direita deste governo e mesmo assim diz-se "de esquerda". Todos sabemos meu caro que este governo só acentua as diferenças entre os ricos e pobres.
Relativamente á possível analogia que faz com o regime cubano devo dizer-lhe que em todos os países e independentemente da política adoptada existem sempre aspectos positivos e negativos, tal como o Castrismo. Mesmo assim, devo dizer-lhe que o que a comunicação social trespassa de cuba está completamente deturpado (não querendo negar, obviamente, algumas atrocidades que existem neste regime). Aconselho-o a estudar mais a história de cuba e da sua política, e depois diga-me qual foi o único presidente cubano que soube, com um golpe magistral, por termo ao imperialismo americano em cuba.

não temo o comunismo de forma nenhuma, não por não ser, eu propria capitalista (longe, longe disso), mas por saber que o PCP é um partido envelhecido e obsuleta sem representatividade para ascender as cadeiras do poder e da decisão. quanto aos problemas e injustiças sociais penso que ja deixei no anterior comentario um exemplo de como o comunismo, sem duvida, não os resolveria. não sou "mais um socialista", o meu pensamento é livre e não se prende a partidos, embora seja simpatizante do BE. concordo quando dizes que o actual governo mais parece de direita e discordo igualmente de muitas das suas medidas, isso não está em causa. quanto ao regime cubano, nem merecias resposta, gostaria de ver a tua pessoa a residir em Cuba e a tua opinião a mudar drásticamente.
o comunismo sempre me despertou muita curiosidade e até alguma empatia (em termos ideológicos, apenas) e procurei sempre estudar para entender e chegar ao cerne da questão. a conclusão a que cheguei foi um tanto decepcionante pois as teorias apenas fazem sentido quando aplicadas à pratica e o comunismo é na prática uma tremenda contradição. e os ideais pouco importam, sempre se viu, nas tentativas de implementação do comunismo as injustiças abismais que se cometeram. em Portugal, basta recuarmos ao tempo do PREC, um caos sem precedentes. e muitas vezes são os proprios comunistas a contradizer aquilo que afirmam com os seus actos. usurfruir das regalias dos estabelecimentos privados para atingir os seus objectivos, se não estou em erro, é apenas um exemplo.
claro que, não falo de comunistas coerentes, desses felizmente tenho exemplos que admiro, pela raridade.
Anónimo a 26 de Agosto de 2007 às 00:56

p.s. - qd disse "obsuleta", queria dizer obsoleta :p e desc tb a falta d acentos e maiusculas, escrevo sp a pressa na net
Anónimo a 26 de Agosto de 2007 às 01:02

mais sobre mim
Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
17

19
20
21
22
23
24
25

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO